LULA SABIA E PERMITIU CORRUPÇÃO - RICARDO NOBLAT

01/02/2018

Foi justa a decisão de condenar o ex-presidente

Por Ricardo Noblat

FONTE - BLOG DO NOBLAT EM VEJA.COM 

Ao pé de um texto de 54 linhas, a Folha de S. Paulo informa: mais de 80% dos brasileiros acreditam que Lula sabia da corrupção em seu governo, segundo a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha.

Não só sabia. Para 54%, Lula permitiu que ela ocorresse. Mesmo entre os eleitores dele, 68% concordam que Lula sabia sim, embora 50% estejam convencidos de que ele nada poderia fazer para evitá-la.

Cresceu o percentual daqueles que consideram que Lula não deveria ser preso. Eram 40% há quatro meses. Agora, 44%. A maioria dos brasileiros (53%), no entanto, quer Lula na prisão.

Escolheu em dez pontos percentuais nos últimos quatro meses a parcela dos que dizem acreditar que Lula não será preso, mas ela ainda é majoritária (56%).

Quanto a ele poder disputar as próximas eleições, 51% são contra, 47% a favor. Empate, a levar-se em conta a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A decisão do tribunal de Porto Alegre de condenar Lula foi justa para 50% dos brasileiros - índice que sobe para 60% entre os 24% que se dizem bem informados sobre o caso. Não foi justa para 43%.