NÃO ADIANTA, DAMARES - RUY CASTRO

09/01/2019

Não adianta, Damares

Flipper era fêmea, Chita era macho e Rin Tin Tin, os dois

  • FONTE - FOLHA DE SP 

Para a ministra Damares Alves, meninos devem vestir azul e meninas, rosa. Mas a vida real não é tão simples -ou simplória. Se ela leu gibis em criança ou assistiu na televisão aos filmes de certos animais famosos, talvez se surpreenda com os próximos parágrafos.

O pato Donald, por exemplo, não é um pato, mas um marreco. E, pior, uma marreca. Seu criador, o desenhista Carl Barks, estrela dos estúdios Disney, concebeu-o sem a membrana vermelha no bico, obrigatória em patos, e deu-lhe aquele rabicho proeminente e sacolejante, típico das marrecas. Barks fez de propósito. Sabia que Donald ficaria mais interessante assim e nenhuma criança perceberia a diferença. E como descobri isso? Porque, por razões profissionais, estive há tempos no mesmo recinto com uma marreca, e alguém do seu staff -sim, a marreca tinha staff- me explicou.

Lassie, a cachorra collie que roubava as cenas de Elizabeth Taylor, era um macho chamado Pal. Já Rin Tin Tin, o pastor-alemão daqueles filmes de cavalaria, era originalmente um macho. Mas, um dia, morreu, e os filmes seguintes foram feitos com seus descendentes, entre os quais várias fêmeas -e alguém iria enfiar o nariz na tela para conferir?

Flipper, o consagrado golfinho da TV, era uma fêmea chamada Suzie -parece que os golfinhos machos são rebeldes, agressivos e incapazes de decorar suas falas. Falando nisto, Francis, o querido mulo falante dos filmes com Donald O'Connor nos anos 50, era uma mula chamada Judy. Mas nenhum caso é mais exemplar que o de Chita, a chimpanzé dos filmes de Tarzan interpretados por Johnny Weissmuller.

Chita era macho, como revelou em sua autobiografia, "Me, Cheeta", publicada há anos. Aceitou ser fêmea nos filmes porque o cachê, em bananas, era muito bom. Mas, para se vingar, sempre que sabia estar em segundo plano numa cena, desapercebida, pegava o bilau e se masturbava. Não adianta, Damares.

Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.